Construindo nosso Conhecimento

Aqui você encontrará as instruções iniciais para colaborar com o Blog da Disciplina (se você for aluno).

A primeira coisa que você tem que fazer criar uma conta no WordPress.

Acesse: wordpress.com e clique em Criar Site

slide1

Escolha um Layout (esse Layout vai servir para o seu Blog ou site – se você quiser…)

slide2

Escolha um Tema para o seu Blog ou Site

slide3

Escolha um Domínio (a opção Grátis é suficiente para o que vamos fazer na disciplina)

slide4

Escolha um Plano (para a disciplina o Plano Gratuito é suficiente)

slide5

Cria sua conta (Informe seu e-mail e escolha uma senha)

slide6

Pronto! Você já tem uma conta ativa!

slide7

Cadastro-Slide6

Você vai precisar informar seus dados para cadastro. Estas são as informações que identificam o autor do posto (rodapé da postagem).

Para preencher o cadastro, uma vez logado, clique na bolinha que aparece no canto superior direito da tela.

 

Preencham o cadastro com:

  • Nome
  • Sobrenome
  • Nome para exibição público (não é para inventar maluquice nenhuma! O objetivo aqui é  profissional!)
  • Sobre mim (mini currículo)
  • Foto (a foto é muito importante e é para ser uma foto séria. Nada de foto abraçado com o cachorro, sem camisa, na praia nada disso)

 

Cadastro-Slide8

 

Cadastro-Slide10

 

Vai ficar, mais ou menos, assim:

 

 

 

Não demorará muito e você receberá um convite para ser colaborador do Blog da disciplina, (antes mesmo de você criar a sua conta). Fique atento! A mensagem será enviada para o e-mail que você tem cadastrado no Portal do Aluno.

Aceite e siga as instruções.

slide8

Uma vez com a conta criada e com o convite aceito para participar do Blog da disciplina, para criar e editar seus Posts você deverá acessar o seguinte endereço:

www.uvagpclass.wordpress.com/wp-admin

Feito isso, se você não estiver logado, o WordPress solicitará seu login.

slide9

Dentro da área de Administração, deslize o mouse para a opção Posts e selecione Todos os Posts.

slide10

Clicando nesta opção você verá todos os seus posts (do seu Blog ou Site e do Blog da Disciplina).

Nesta área você terá acesso aos seus posts e poderá cria-los, editá-los e excluí-los.

instrucoes-colaborador

Quando, segundo a avaliação do professor, o material estiver bom para publicação, o próprio professor irá publicá-lo.

Alguns pontos importantes:

  • Quanto antes seu post estiver no ar (publicado) maiores as oportunidades de divulgação e repercussão do seu trabalho. Você poderá compartilhar nas suas redes sociais receber mensagens e responder comentários.
  • Seu material ficará disponível para que todos leiam, em qualquer lugar do mundo. Isso é muito bom, pois te coloca em uma “vitrine”. Seja muito cuidadoso com seu material e, acredite, é um excelente cartão de visitas.
  • Nunca se esqueça de indicar suas fontes.

Bom Trabalho!

Uma resposta para “Construindo nosso Conhecimento”

  1. Certamente deveria ter lido esse post na primeira semana de aula mas, como aluno, claro que deixei pra cima da hora.
    Diferente a metodologia do Blog mas confesso que estou aprendendo a gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *