Por que Gestão de Projetos?

Para muitos (ou quase todos) essa questão pode parecer trivial, mas, curiosamente, quando pergunto em sala de aula (muitas vezes com mais de 50 alunos) normalmente percebo somente um profundo silêncio.

Tento me convencer que todos estão vendo um filme em suas mentes e, diante de seus olhos estão visualizando as infinitas oportunidades do mundo dos projetos, das possibilidades na carreira, do quanto se pode ganhar…, mas isso não é verdade.

Acredito que o único filme que passe pela cabeça deva ser um daqueles que a gente vê quando acha que vai morrer. Tudo isso motivado pelo pânico do professor apontar o dedo para alguém e pedir uma resposta de bate e pronto.

Não é difícil ficar confuso perante uma questão tão simples. E, para isso não acontecer, vamos estruturar o caminho com alguns argumentos:

  • Por ano são gastos muitos trilhões de dólares com projetos, representando uma parcela significativa do PIB mundial;
  • Milhões de pessoas estão envolvidas diretamente com o gerenciamento desses projetos;
  • Em um ambiente cada vez mais competitivo as organizações precisam se planejar melhor, identificar prazos, custos e riscos com precisão além de garantir a qualidade a partir, normalmente, de soluções inovadoras.

Ou seja, é uma questão de sobrevivência!

Recomendo a leitura de um texto da  exame que você pode ler clicando Aqui.

Outra questão para pensarmos: A Gestão de Projetos é mais importante em momentos de crise ou quando a economia está acelerada?

slide8

Quem está terminando a faculdade agora (estamos em 2017) deve lembrar do que vivemos nos últimos anos. Um período de crescimento onde os sonhos estavam se tornando realidade, onde um futuro fantástico estava muito claro, logo ali na frente.

Realmente isso aconteceu e muitos acreditaram (com razão) que estudar Gerenciamento de Projetos poderia ajudar.

Na primeira década desse milênio o número de estudantes desse tema aumentou muito. Alguns buscavam capacitação por perceber oportunidades, outros por já terem experimentado tempos ruins (quem tiver dúvidas procure saber sobre Hiperinflação no Brasil na década de 80 onde a inflação passava de 80% ao mês…) e outros procuraram os cursos de pós-graduação por moda mesmo…

Com o país crescendo, os sonhos se tornando realidade, o mercado com empregos para todo o lado, nada mais natural que entender a necessidade de novos projetos. Projetos grandes, projetos pequenos, projetos inovadores ou simplesmente para garantir a continuidade do sucesso. Tudo isso era verdadeiro e necessário.

O mercado de trabalho estava inquieto e buscava, a todo custo, profissionais de todas as áreas, principalmente de Engenharia, área que abraçou o Gerenciamento de Projetos como um filho (adotivo, pois essa disciplina é oriunda da administração), principalmente aqueles com formação em projetos.

A economia estava crescendo e precisava realizar seus projetos!

Olha aí a importância da Gestão de Projetos em momentos em que o país vai bem!

Bom, quem está terminando a graduação agora (2016/2017/2018…) começou o curso com muitas expectativas e presenciou, ainda durante a graduação, um outro momento bem diferente…

slide9

A economia começou a desmoronar, a crise política se instaurou e os mercados entraram em colapso.

Não tinha mais estágio para todo mundo, as oportunidades de emprego se tornaram escassas.

O sonho parecia ter chegado ao fim.

Em linhas gerais, as empresas tiveram que diminuir seus custos e, para não morrer, tinham que continuar vendendo.

Como fazer isso?

Só existe um caminho: Aumentar a eficiência garantindo a qualidade e inovar a partir de um rigoroso planejamento e controle.

E como se consegue isso?

Nessa hora alguns devem imaginar que eu vou escrever: Através de Projetos…

É, vou mesmo: Através de Projetos. E nesse momento de crise, a importância da Gestão de Projetos se mostra maior ainda, pois se trata, como mencionado no início desse artigo, de “uma questão de sobrevivência!”

Resumindo:

Em tempos de economia aquecida: Gestão de Projetos é de extrema importância!

Em tempos de crise: Gestão de Projetos é de extrema importância!

Para não terminarmos o assunto sem, pelo menos uma única provocação, olha a última capa do The Economist que completa essa série:

slide10

O que você pensa sobre isso? Como a Gestão de projetos pode nos ajudar (a você pessoalmente, aos outros e a nosso país)?

Deixe seus comentários!

Recomendações de Leitura:

slide1slide5slide7

12 respostas para “Por que Gestão de Projetos?”

  1. Muito bom o artigo Lysio. Esclareceu algumas dúvidas e fortaleceu outras crenças. Não há planejamento que tenha efetividade sem ter uma gerência adequada, que acompanhe os resultados das metas. Planejar e gerir são ações complementares.

  2. Achei o texto muito interessante, principalmente o da revista Exame! Além do que eu já conhecia, ampliou minha ideia sobre como pensar em tornar isso o meu foco na Engenharia!

  3. Após a leitura dos textos (muito bons, por sinal), acredito que a Gestão de Projetos esteja presente em tudo. Em todas as áreas e principalmente no cotidiano dia-a-dia, onde se tem início e fim. A leitura me ajudou a refletir bastante sobre a importância de projetos e do quanto podem fazer diferença em diversas situações.

  4. Gostei muito do texto! De fato, me faz perceber que gerenciamento de projetos está presente em praticamente tudo que fazemos, visto que devemos tomar decisões a todo momento em nossas vidas, como escolher o curso de graduação que queremos cursar, por exemplo.

  5. A gestão de projetos pode trazer auxilio às empresas tanto quando estão em um ambiente favorável para seu crescimento quanto em uma crise como pela qual estamos passando nestes últimos anos. A importância de saber lidar com projetos ajuda em vários aspectos a organização, sendo em otimização de recursos, sendo no cumprimento de prazos, sendo se manter dentro dos custos estabelecidos enfim, uma boa estruturação pode encaminhar a empresa ao sucesso e ser um diferencial no mercado.
    Em tempos de crise por exemplo, as empresas necessitam saber otimizar ao máximo recursos humanos, financeiros e de material e, para isso, montar projetos que estudem estes fatores é primordial para a permanência desta nos negócios.

  6. A gestão de projetos esta presente no nosso dia-a-dia, tanto no ramo profissional quanto pessoal, e isso é muito importante para sabermos as melhores decisões a tomar.

  7. Seria o avanço da Administração científica (Taylorismo)? Pessoalmente já presenciei muitas tomadas de decisão em empresas sem fundamentos científicos de gestão… Todo tipo de projeto sem que houvesse embasamento, no achismo.

  8. A gestão de projetos é importantíssima tantas na horas boas e ruins da economia, pois é nessa gestão que é decidido o futuro inteiro do projeto, se será ou não bem-sucedido. Uma boa gestão dos projeto permite que ele sempre esteja vivo, independente das surpresas desagradáveis e imprevistos. Na verdade, a gestão de projetos está em todos os lugares desde seu planejamento de ir a praia até o lançamento de um produto no mercado. Se você fazer uma péssima decisão indo a praia, por exemplo não levando protetor solar, você está correndo o risco voltar da praia queimado mais do que deveria e causando sensação desagradável. Assim como se você tomar uma péssima decisão lançando um produto no mercado, sem garantir que ele seja inovador, o produto pode acabar não vendendo tanto quanto deveria, já que só vai ser mais um produto no mercado.

  9. Em tempos de crise como vivemos, a gestão de projetos é fundamental. O termo “poder de barganha” pode ser aplicado perfeitamente hoje em dia! Empresas buscam reduzir seus custos de toda forma, e isso significa rever parcerias. Uma parceria fornecedor-cliente que anda abalada, por exemplo, por uma insatisfação decorrentes das entregas, pode ser facilmente substituída por uma outra com um custo menor. Portanto, a gestão de projetos é como se fosse uma promessa em que vc vai entregar tudo que foi prometido nas conformidades solicitadas e no tempo requisitado. Se não for eficiente, vai perder o mercado. Por isso gestão de projetos…

  10. Este tema é de grande relevância na formação do profissional, com a crise vivida nos últimos o mercado se torna cada vez mais competitivo quem não acompanhar as mudanças da sociedade e da tecnologia vai ficar fora do mercado, em tempos de crise o gerenciamento de projetos é um ponto chave, exigindo cada vez mais do profissional, tornando uma questão de sobrevivência.

  11. Um momento de crise como o que passamos atualmente, não nos permite errar mais, gastar recursos em vão, executar projetos sem o devido planejamento, pois nesse momento todos os setores precisam de bons resultados sem desperdícios. A gestão de projetos pode ser a ferramenta necessária para colaborar nesse sentido, claro, se for bem utilizada, pois não adianta ser gerente, tem que se dedicar, planejar e entender a verdadeira importância de tudo que precisa ser feito durante o processo. Planejando minuciosamente cada detalhe do projeto, não vai evitar os problemas, porém vai dar o apoio necessário para resolver os mesmo de forma mais eficiente. Enfim, creio que como diz o texto, a gestão de projetos é importante em qualquer momento, bons ou ruins, porém em momentos ruins ela deixa de ser aconselhável e passa a ser imprescindível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *