O Sucesso do Projeto do Lobo Mau

Se você acha que definir Sucesso em Projetos é simples é porque você não viu o último episódio da Caverna do Dragão e nem a verdadeira história da Chapeusinho Vermelho…

slide5slide4

Este post ainda está sendo escrito… Mas vamos utiliza-lo assim mesmo para o nosso exercício em sala de aula.

 

O trabalho está dividido em 3 partes.

Parte 1 – Individual e em sala.

Parte 2 – Em grupo e em sala

Parte 3 – Individual e em casa

Instruções da Parte 1: Escreva nos comentários deste post um exemplo de projeto (famoso ou conhecido) que você considera um caso de sucesso e explique seus motivos.

 

Instruções da Parte 2: Serão apresentadas em sala…

 

Instruções da Parte 3: Após consultar os comentários dos colegas, elabore uma definição SUA  (pode consultar o que quiser) e uma proposta de como medir o sucesso definido em sua proposta. Vale para a turma da Tijuca e da Barra!

 

Fui…

 

 

44 respostas para “O Sucesso do Projeto do Lobo Mau”

  1. Para mim, um projeto de sucesso famoso no Brasil foi a invenção do avião 14 bis, pois o Alberto Santos Dummont foi pioneiro nessa área, tornando-o famoso em todo mundo pelo feito.

  2. A criação do iPhone 4,foi um sucesso porque atendeu as expectativas de venda, e de demanda dos consumidores no tempo previsto, impulsionando a marca Apple.

  3. Muralha da China. Considero um caso de sucesso pois consiste de diversas muralhas, construídas ao longo de aproximadamente dois milênios e continua até hoje em pé separando a China, na época das tribos vizinhas, e hoje um ponto turístico muito conhecido e admirado.

  4. VLT , porque diminuiu o tempo de deslocamentos na cidade do rio janeiro , como funciona em um pista exclusiva “foge ” do engarrafamento caótico dá cidade .

  5. Um projeto que considero um sucesso seria o de steve jobs criando um dispositivo que cabe no bolso em que voce consegue levar praticamente tudo hoje na era digital como musicas, documentos , livros inteiros e claro telefone e acessar de uma maneira simples e rapida.

  6. Construção da ponte Rio Niterói foi um projeto de sucesso pois atingiu o objetivo principal que foi unir o Rio a Niterói de uma forma mais rápida.

  7. Projeto da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói.
    Foi um sucesso pois atualmente é a maior ponte de concreto do hemisfério sul e a 11° maior ponte do mundo. Passam mais de 15 mil veículos por dia na ponte, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé, a ponte foi um sucesso melhorando o transporte de milhares de habitantes.

  8. O projeto do resgate dos operários e engenheiros que ficaram soterrados numa mina no Chile a alguns anos atrás. Projeto de sucesso, pois todos os processos foram realizados de forma correta, apesar da demora no tempo, e nenhum funcionário morreu ou foi retirado da mina gravemente ferido.

  9. As faixas exclusivas para ônibus e táxi. Acho que foi um projeto que deu certo. Sinto muita diferença no trajeto da faculdade, por exemplo, ajudou muito no trânsito.

  10. Criação da rede de academias Smartfit, devido a capacidade de identificar uma necessidade do seu público em ter academias bem equipadas a um preço razoável e que ainda pemitisse mobilidade austin alunos, que tem a sua disposição diversas unidades onde podem frequentar.
    A sucesso se deve não só ao modelo de academia, mas sim em rapidamente disseminar por diversas cidades sua marca.

  11. Olimpíadas Rio 2016, foi um sucesso por cumprir os requisitos dos Jogos (prazos, especificações de arenas, cerimônias, etc.) e ainda promover de forma mágica o espírito olímpico nas pessoas, deixando o evento marcado para sempre na história da cidade e de quem participou de alguma forma.

  12. Muro de Berlim. Acredito que seja um projeto fabuloso (apesar dos lados negativos) pois alcançou as expectativas. O objetivo principal era separar a Alemanha em Ocidental e oriental. O objetivo foi alcançado de uma tal forma que conseguiu não só criar uma barreira física entre os dois lados, mas também uma barreira ideológica.

  13. Projeto para a criação do ifood. Aplicativo utilizado na compra de comidas e bebidas sem sair de casa. Motivos do sucesso: rapidez, comodidade e facilidade.

  14. Projeto: Criação do aplicativo WhatsApp.
    Motivo: revolucionou a maneira das pessoas se comunicarem. Tornando-se um dos aplicativos mais baixados na atualidade.

  15. A construçao de Brasilia que foi uma obra de revitalização da área e de uma grande importancia politica para a época. Foi inaugurada no prazo de 3 anos conforme estimado.

  16. Criação do aplicativo “ifood”

    Atendeu as expectativas dos usuários e as necessidades dos fornecedores dos produtos. Reduzindo os custos dos fornecedores em propaganda, aumentando os lucros e criando uma maior ligação entre clientes e fornecedores da região.

  17. A linha amarela, do meu ponto de vista é um projeto de sucesso. Ele mudou completamente os trajetos da cidade, trazendo uma mobilidade maior aos moradores do Rio de Janeiro, facilitando trajetos e diminuindo o tempo de acesso à várias localidades. Esse seria o ponto de vista do cidadão que utiliza esse recurso! E também, analisando do ponto de vista dos criadores do projeto, também foi um sucesso, afinal após a sua construção a linha amarela foi concedida a uma empresa privada gerando um retorno financeiro grandioso para os envolvidos no projeto e por sua vez continua gerando grandes lucros a esta concessionária que cobra pedágios de ida e volta aos usuários da mesma. Enfim, creio que o projeto foi e continua sendo um grande sucesso em vários pontos de vista.

  18. Um grande projeto para a humanidade foi a invenção do avião, esse projeto foi um marco para que pessoas viagem a grandes distancias atravessando mares em menos tempo

  19. O projeto olimpíadas 2016 foi um sucesso de público e crítica. O evento foi capaz de superar as limitações da cidade, oferecendo estrutura, segurança e entretenimento para os atletas, visitantes e residentes. Superando as expectativas do público.

  20. Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas. Um projeto de sucesso para o público alvo que possui cães. Lugar cercado de grades para poder deixá-los livres e a vontade para correr, brincar e socializar. Ambiente com gramado e árvores, proporcionando um ótimo divertimento para os cães e os donos.

  21. O projeto do Uber, que fez com que as pessoas pagassem um preço mais justo. Que o atendimento é melhor e mais eficiente. Até o tratamento com o passageiro é de outro nível. Mais eficaz.

  22. O projeto que eu escolhi é o Rock in Rio. Desde o ano de 1985 vem agregando constantemente na cultura do país. Unindo culturas de todos os estilos musicais e étnicos, traz pessoas de todo o país para somente um intuito, vivenciar uma experiência única. Através da venda de ingresso outra ideia que eles tiveram foi a conversão para a plantação de árvores na Amazônia. Sendo para mim um case total de sucesso

  23. Linha 4 – Metrô Rio se tornou uma sucesso pois atingiu seus objetivos. Trazendo uma melhoria na qualidade de vida dos cariocas e turistas. O trajeto da Pavuna até Barra pode ser feito com transferências pagando apenas uma passagem.

  24. A construção do Empire State Building considero um projeto de sucesso porque em torno de 70 anos atrás um edifício de tal extensão foi construído em curto espaço de tempo.

  25. As pirâmides do Egito. Até hoje não temos relatos concretos de como foram construídas. São construções fantásticas e sobrevivem por todos esses anos. Cumpriam o pretendido pelos faraós como diz na história.

  26. Ao meu ver a campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro em 2016 foi um sucesso. A meta estabelecida para o projeto nacional era imunizar 80% dos grupos de prioridade, e a mesma foi atingida no estado do Rio. Para alcançar tal objetivo, as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde foram antecipar o início da campanha como também organizar o “Dia D” com mais de 550 postos para vacinação disponíveis segundo o site http://g1.globo.com.

  27. A invenção da impressora 3D, que está revolucionando diversos setores da economia, e que vem sendo utilizada para criar instrumentos musicais, próteses humanas, chocolates, brinquedos e até casas. Mais poucos sabem que a tecnologia não é recente, sua primeira máquina funcional completa 33 anos em 2017. A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia que em 1984 utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D.

  28. The Palm Island, Dubai.

    A economia do país era baseada na extração do petróleo e com a perspectiva de fim das reservas, viu-se no turismo uma saída econômica, a ideia era triplicar o número de turistas para região, através de moradias, restaurantes, hotéis, e etc. Para isso, foi construída a primeira ilha que hoje compõe o arquipélago, a Palm Jumeirah. Hoje, é um ícone mundial da construção do homem e dos desafios da natureza, por isso considero um projeto de sucesso. O sucesso foi tão grande que resolveu-se construir as duas outras ilhas a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

  29. A criação do Big Dig, projeto de rodovia mais caro dos Estados Unidos e de uma
    engenharia brilhante e complexa. Facilitou o trânsito congestionado de Boston, capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts.

  30. The Palm Island, Dubai.

    Por ser um país rico com a extração de petróleo e com a previsão do fim de suas reservas, seus governantes tiveram que pensar em alternativas, já que fora sua cultura, o pais não tinha outras riquezas significantes para economia nacional.
    A construção de uma ilha artificial, em pleno mar, consistia em um desfio de engenharia complexo. Não bastasse a criação em si, ainda teria uma forma artística complexa de palmeira, gerando áreas de baixa circulação de água, prejudicando a manutenção de vida e causando odores indesejados. Nem todos os desafios eram conhecidos no planejamento e muitos foram sendo descobertos e resolvidos ao longo do projeto.
    Claro que nem todos os stackeholders ficaram satisfeitos com o sucesso deste projeto, mas certamente o sponsor está. Pois além da exploração imobiliaria, que tem características exclusivas e absurdamente valorizada, tem o fator turístico mundial que contribui para o giagantismos de Dubai na presença mundial. Esta contrução pode ser vista e admirada por fotos do espaço.
    Como já dito em sala, o sucesso de um projeto tem pontos de referência e precisam ser especificados para uma análise objetiva. Mas a piramide “pos mortem” pode ajudar nos rumos desta avaliação, já que explora os diversos pontos de vista de avaliação de um projeto levando em conta uma gama de interesses que foram ou não atendidos de forma satisfatória.

  31. A construção do Barra Shopping na Barra da Tijuca é, sem dúvidas, um projeto de sucesso. Atende à população e está sempre inovando e se expandindo. Inaugurado em 1981, vem crescendo e trazendo novas lojas, marcas e restaurantes desde então, e hoje já é considerado um dos maiores complexos de lazer e compras da América Latina.

  32. Como discutido em sala, o sucesso em um projeto depende do ponto de vista de cada um, o que pode ser um projeto de sucesso para você, pode não ser para outra pessoa.
    Um exemplo extraído do livro “gerente também é gente…” é que em um projeto uma pessoa teria tido sucesso segundo as métricas acadêmicas, mas um colega de equipe teve problemas sérios de stress tendo até que ficar um tempo em um hospital e, para ele, o projeto não foi um sucesso pois gerou transtornos. Um outro exemplo seria as guerras, onde um país pode sair vencedor e, com isso obter sucesso, porém muitos morrem durante as batalhas e, para essas pessoas, o projeto foi falho.
    Portanto a visão de sucesso depende de cada pessoa, de cada stakeholder, do ambiente onde estão pois, o que seria produtivo em um dia pode tornar-se obsoleto em outro dia. Ou seja, cada indivíduo tem uma percepção diferente do projeto e do que obteve-se com ele.

  33. Considero a ponte Rio-Niterói um projeto de sucesso, pois a mesma foi realizada com o objetivo de passagem de um município a outro mais rápido, e esse objetivo foi alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *